Para o meu querido Mentor…Este texto não é sobre tomates
28 de abril de 2024
A posição de prece
Muitas pessoas têm me perguntado sobre a posição de prece, que é quando você junta a mão direita com a esquerda, com os dedos se tocando na frente do coração.
Sabendo-se que o corpo tem polaridades positiva e negativa do campo eletromagnético, quando se junta as mãos, neutraliza as polaridades positiva (píngala) e negativa (ida), entrando num espaço de neutralidade, porque sincronizamos com este gesto, hemisférios direito e esquerdo do cérebro bem como os Sistema Nervoso Simpático e Parassimpático.
Somando-se a isto, a pressão entre os polegares sobre o osso esterno, ativam o nervo vago e ativam as glândulas pineal e pituitária, colocando o cérebro em estado meditativo.
A posição de prece é conhecida no Ocidente como Posição de Prece, Harmonia ou Equilíbrio e no Oriente como Pranam Mudra, Anjali Mudra ou Mudra de Harmonia.
nos gestos de equilíbrio ou mudras, Cada dedo tem um significado e conexão plenetária.
Significado dos dedos e conexão planetária
As tradições sapienciais do Oriente relacionam os dedos das mãos com os planetas e os elementos da natureza ( terra, fogo, agua, ar e éter), estes são os Tattvas .
Então através da pressão em cada dedos podemos ativar, equilibrar e harmonizar estes elementos e receber frequências vibracionais dos planetas correspondentes:
Polegar corresponde ao planeta Marte – Elemento Fogo.
Ativa a ação, para os Orientais é símbolo da energia divina ou Consciência Universal que esta acima do mundo material e do ego.
Indicador corresponde ao planeta Júpiter – Elemento Ar
Ativa o subconsciente, o ego bom, a sabedoria, a intuição e a expansão de Consciência.
Médio corresponde ao planeta Saturno – Elemento Eter.
Se pressionado traz estabilidade e paciência.
Anelar corresponde ao planeta Sol – Elemento Terra
Associado a energia do plexo solar, ativa absorção de prana aumentando a vitalidade e aprimorando a saúde.
Mínimo corresponde ao planeta Mercúrio – Elemento Água
Associado à comunicação e relacionamento, ao ser pressionado acalma as emoções.
Assim, sabendo destas informações podemos assumir a responsabilidade por nossas emoções e reequilíbrio delas.
“O equilíbrio dos fluxos de energia no corpo através da prática dos mudras é um método efetivo para alívio da dor e redução da pressão arterial, além de trazer um aumento da tranquilidade ao paciente. A prática de mudras promove o autocuidado e o aprimoramento da autopercepção.” [1]
As tradições sapienciais do Oriente fornecem uma infinidade de gestos de equilíbrios ( mudras) , contudo a comprovação cientifica dos benefícios vem ocorrendo nos últimos anos por pesquisadores ocidentais .
[1].Barros, M. R. X. de e Triana, A. Z. (2012) “Uso de mudras terapêuticos na redução da dor e no controle da pressão arterial”, Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade. Rio de Janeiro, 7(1), p. 76. doi: 10.5712/rbmfc7(1)628.